sábado, 25 de setembro de 2010

Buscar e manter o equilíbrio entre a Neofilia e a Neofobia- 1

 Essas duas fotos são do "Marco Zero". Lugar onde começa-se a contar a quilometragem das estradas, agora não sei com certeza se são as estradas de Pernambuco ou do Brasil, em geral. Ao fundo da primeira foto está a "Pica do Brennand" (ui!), escultor de ascendência holandesa e com muita influência em Recife.
Esses prédios, no centro de Recife(Recife antigo) chamam bastante atenção, principalmente por serem prédios de esquina e bem majestosos. Fico pensando como teria sido Recife Antigo séculos atrás. Quando o movimento comercial era maior e tal. Uma vez, numa semana de meio ambiente da Geografia lá da UFPE, um palestrante, muito bom por sinal, nos disse que ali era realmente o pólo de recife. Hoje em dia é pouco movimentado, no sentido comercial, eu digo. Ah! o marco zero fica no Porto de Recife. E a maior movimentação que ocorre aí é a cultural. Na primeira semana de Hellcife fui com minhas companheiras de casa, Júnia e Bruna, ambas mineiras e também biólogas pra um show da Elba Ramalho lá no Marco Zero, do qual participaram muitos artistas, como Lenine, Chico César...e muitos outros. Lembro desse dia! marcamos com Onirê de nos encontrarmos na Rua da Moeda, ali perto, mas a gente não conehcia nada. Onirê lá não estava e fomos curtir o show. Depois do show, uma da manhã, nos encontramos com ele e outros amigos, como o Basílio, que nunca mais vi. Menino poeta, muito interessante. Proseamos bastante. Fomos pro ponto de ônibus: lotado tudo! Foi a primeira vez que pegamos o Bacurau. ônibus depois da meia noite de Hellcife, fazendo menção a um pássaro noturno. Que belo isso! recife é poesia pura! E eu naqueles dias a captava profundamente. Voltamos pra Pensão Pouso Suave, na qual ficamos cerca de um mês, chegamos lá pelas seis da manhã, debaixo de uma bela lua minguante! Recife nos recebia bem....mas passamos depois dessa semana pra frente, muitos muitos muitos perrengues! Foi uma experiência sem igual na minha vida!

Ainda com influência da palestra sobre imagem e identidade cultural, comento o título: equilíbrio entre a Neofilia e Neofobia. O ser humano tem uma afinidade, uma busca grande pelo novo. Que dirá o ser humano geminiano! (Gêmeos não é só a pessoa bipolar, meus caros! :P ) Mas a neofobia, o medo do que é desconhecido, também é importante no nosso desenvolvimento pessoal e como espécie. É uma proteção. Ambos moldam nosso crescimento. O interessante é buscar um equilíbrio de ambos.

Bem, este foi o primeiro exercício de signifcado de Recife. Virão outros.

Comento agora, que estou muito empolgada! Consegui uma bolsa num projeto de Etnobiologia, muito interessante. Acho que posso agora me definir mais, me perder menos. Alegria e positividades! A primavera começou bem!

Mando um beijo pros passarinhos de domingo do bairro do Daniel. No Santa Tereza ainda tem passarinho? Brincadeira! BH também é uma cidade bela! Ainda com verde! E talvez o Clube da esquina tenha ouvido bastante cantarolar destes pequenos belos seres!

Fica ai a fotinha de um Bacurau! :)

Um comentário:

  1. Pegar o bacurau é uma aventura e tanto, já fui freguesa desse ônibus em noites asmaticas... Recife tem sua poesia... espero que BH também tenha a sua... espero mesmoooo... por muitos motivos diferentes!!!

    Esse entardecer no Marco Zero é o que há, as cores do céu são lindas e o calor, o cheiro e tudo o mais que compõe essa cidade só tem aqui mesmo, para o bem e para o mal de quem por aqui vive!!

    Boa Sorte em seus projetos!!!!

    ResponderExcluir

Devaneie: