quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Quero-quero

(quem dera eu tivesse escrito isso. Mas copio. Li em algum lugar uma certa vez que os escritores que gostamos apenas tomam emprestado o que queríamos ter escrito. Pensamento aconchegante por demais esse! um dia tomo coragem e escrevo o que de fato tenho pra escrever e que fica num caderno vermelho e velho na gaveta.)

O QUERO-QUERO

Natureza será que preparou o quero-quero para o mister de avisar? No meio-dia, se você estiver fazendo sesta completa, ele interrompe. Se está o vaqueiro armando laço por perto, em lugar despróprio, ele bronca. Se está o menino caçando inseto no brejo, ele grita naquele som arranhado que tem parte com arara. Defendendo-se como touro. E faz denúncias como um senador romano.

Quero-quero tem uma vida obedecida, contudo. Ele cumpre Jesus. Cada dia com sua tarefa. Tempo de comer é tempo de comer. tempo de criar, de criar.

É pássaro mais de amar que de trabalhar.

De forma que não sobra ócio ao quero-quero para arrumar o ninho. Que faz em beira de estrada, em parcas depressões de terreno, e mesmo aproveitando sulcos deixados por casco de animal.

Gosta de aproveitar os sulcos da natureza e da vida. Assim, nesses recalques, se estabelece o quero-quero, já de oveira plena, depois de amar pelos brejos perdida e avoadamente.

E porque muito amou se ganhou de amar desperdiçadamente, seu lar não construiu. E vai conceber no chão limpo. No limpo das campinas. Num pedaço de trampa enluaçada. Ou num aguaçal de estrelas.

Em tempo de namoro quero-quero é boêmio. Não aprecia galho de árvore para o idílio. Só conversa no chão. No chão e no largo. Qualquer depressãozinha é cama. Nem varre o lugar para o amor. Faz que nem boliviana. Que se jogue a cama na rua na hora do prazer, para que todos vejam e participem. Pra que todos escutem.

Não usa o silêncio como arte.

Quero-quero no amor ém desbocado. Passarinho de intimidades descobertas. Tem uma filosofia nua, de vida muito desabotada e livre.

Depois de achado o ninho e posto os ovos porém, vira um guerreiro o quero-quero. Se escuta passo de gente se espeta em guarda. Tem parenteza com sentinela. Investe de esporão sobre os passantes. E avisa os semoventes de redores.

Disse que pula bala. Sei que ninguém o desfolha. Tem misca de carrapato em sua carne exígua. Debaixo da asa guarda esse ocarino redoleiro pra de-comer dos filhotes.

De olhos ardidos, as finas botas vermelhas, não pode ver ninguém perto do inho, que se arrepia e enfeza como um ferrabrás.

Passarinho de topete na nuca, esse!

Manoel de Barros

(quero-quero é quem quero-querer.)

João hoje me disse, em conversa de RU, que céu de Montes Claros é grande. Isso porque mata seca de lá é de árvore miúda. Dai o céu fica majestoso. E o ser fica ,de tão grande, SER-TÃO!

Palavras bonitas de um menino tão bonito como João. De pele morena e olhos vivos negros. Cabelos de cachos negros. Seu rosto é como o céu do Norte: Cabelos negros ,olhos estrelados, sorriso luando...

6 comentários:

  1. ontem a Mônica Salmaso cantou lindamente e lá tinha um cordão de isolamento perto. Sabe o que era Aninha? um ninho de quero-quero com ovos! atacava todo mundo de gente que passava. e a lua lá toda toda!

    ResponderExcluir
  2. O que vale é sentir!
    poxa, Ana! Fiquei tão feliz te lendo no blog... Deixo ele lá quietinho e de repente me surge você e a saudade. A gente some né? :/
    Você ta boa? Tô no teatro de novo. Lambança...
    Quero-quero te ver tão bém.
    Bora virar passarinho? Cantar e voar e condoreirar, haha... tô feliz mesmo por ter recebido elogio e carinho seu!
    Amor!

    ResponderExcluir
  3. tô de birra com lanhouse sabe Ana, mas te escrevo à lápis mesmo, dessa vez sai. olha a Carolina! vou lá passear! vamo junto dar um pulo ali na Bahia? (quem me dera)
    beijo Aninha!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. não tô conseguindo abrir meu e-mail. queria te mandar umas músicas! em breve vou resolver esse problema. besos

    ResponderExcluir

Devaneie: